quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cantando para o Paulinho!

Foto por João Ávila - Porto Alegre

Esta foto onde aparecem Oscar Soares, Marli, Miriam e eu (Dionísio Costa), foi feita no dia em que gravamos o clip da música "A Luz da Alegria", que é uma homenagem ao Paulinho Mixaria e estará em seu próximo DVD!
Não leve à mal, mas mas "temo" bonitos uma barbaridade...kkkk.....
Um forte abraaaaaço....

domingo, 23 de outubro de 2011

Amilton Lima na Europa!


Conversei hoje (via internet) com meu amigo e grande cantor Amilton Lima! Ele está fazendo shows pela Europa, mais especificamente na Alemanha, República Tcheca e Áustria.
Com sua volta programada para o dia 29 de Outubro, o Amilton me contou da grande e calorosa receptividade dos europeus para com a nossa música, mas me disse também, que já não aguenta de saudade do Rio Grande Velho de Deus. Logo após a sua chegada, já vamos tomar uns mates e começar a definir um repertório bagual para seu próximo CD!
Estou te esperando "meu mano" e parabéns pelo sucesso e por levar e representar tão bem a nossa arte gaúcha de fato!
Um forte abraaaaço!

sábado, 22 de outubro de 2011

Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2011.


"O informativo à seguir, recebi da grande declamadora Liliana Cardoso, via email e divido com vocês."






Definidos vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira
Por: Lara Flores - MTB 11.890 / Solar dos Câmara 
Data: 19/10/2011  Hora: 12:08
Foto: Marcelo Bertani
 
Prêmio distingue artistas e veículos que enaltecem a cultura gaúcha
Prêmio distingue artistas e veículos que enaltecem a cultura gaúcha
A Mesa da Assembleia aprovou, nesta terça-feira (18), os vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, que abrange 19 categorias. São artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha. A distinção faz uma homenagem a Teixeirinha, além de valorizar a cultura do Rio Grande do Sul.
 
Os certificados e troféus serão entregues no dia 02 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone (Praça Marechal Deodoro, 101). Na mesma data, será lançado um livro contendo uma biografia resumida de Teixeirinha e as trajetórias dos vencedores. Os agraciados já podem entrar em contato com a Divisão de Prêmios para tratar da publicação, pelo telefone (51) 3210-1112.
 
Venceram o prêmio o cantor Pedro Neves, a cantora Juliana Spanevello, o declamador Omair Trindade, a declamadora Andréa Eloi, o trovador Gonçalves Calixto (Cabeleira), a trovadora Maria T. Carvalho (Tetê Carvalho), o compositor Mário Michelon, o instrumentista Doly Carlos da Costa, o arranjador Paulo Bracht, o pajador Adão Bernardes e o produtor musical Vinícius Lummertz. Pela capa do disco “Canto e Encanto Nativo – vol. 15”, foi agraciado o designer Petter Campagna. Pela divulgação de artistas gaúchos, foi destacado o Programa Lagoa das Tradições, do comunicador Argemiro T. Vieira, da Rádio Esmeralda de Vacaria. Também foram contemplados o grupo de show Quartchêto, o grupo de baile Eco do Minuano & Bonitinho, o grupo de dança União Gaúcha João Simões Lopes Neto, a bandinha típica alemã Happy Brass, o intérprete de música teuto-rio-grandense Mauro Roberto Harff e o conjunto de música ítalo-rio-grandense Grupo de Filó Felice Personne.
 
A comissão julgadora reuniu representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS - SICOM/RS; Associação Gaúcha dos Músicos Profissionais de Porto Alegre; Associação Gaúcha de Artistas Regionais; MTG; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS. O prêmio foi criado em agosto de 1997, por iniciativa do então deputado estadual Giovani Cherini.
 
Teixeirinha
Teixeirinha nasceu na cidade de Rolante, no interior do Rio Grande do Sul, em 03 de março de 1927, e faleceu em 04 de dezembro de 1985. Sua consagração artística veio em 1961, quando seu disco “Coração de Luto” vendeu mais de um milhão de cópias. Ele foi autor de cerca de 1.200 composições, das quais mais de 700 foram gravadas, e lançou 69 discos. Além de músico, ele foi ator e produtor de filmes.
LILIANA CARDOSO



"Exalto aqui a premiação ao grande cantor e compositor Pedro Neves, um grande amigo e parceiro de muitas canções! Não sei exatamente qual critério é usado para definir os vencedores desse prêmio, mas garanto que se existe alguém no Rio Grande do Sul, que mereça esse e tantos outros prêmios, é o Pedro Neves! Também não sei se é por coincidência, mas no CD cuja capa está acima, ele gravou uma canção com o nome de "Homenagem à Teixeirinha", que é de minha e sua autoria. Nesse CD, que é o penúltimo lançado por ele, tem seis canções com a nossa marca, inclusive essa que faz uma justa homenagem à Teixeirinha, que dá nome ao prêmio que ora o Pedro é agraciado! 
Teixeirinha é o grande ídolo do Pedro Neves e ele faz questão de falar isso de peito estufado!
Parabéns Pedro Neves e se puder estarei por lá para te aplaudir e te dar um forte abraaaaaço!"

Em Santa Catarina!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A AGENDA DE DIONÍSIO COSTA E GRUPO TRANCAÇO... COMEÇA CONFIRMAR UM SONHO....VEJA!



DIA 29 DE OUTUBRO - CTG RODEIO DE ENCRUZILHADA
ENCRUZILHADA DO SUL-RS

DIA 05 DE NOVEMBRO - CTG RANCHO DA SAUDADE
CACHOEIRINHA-RS

DIA 12 DE NOVEMBRO - CTG PEALO DA SAUDADE
GRAVATAÍ-RS

DIA 13 DE NOVEMBRO - PAPA LÉGUAS BAR
GRAVATAÍ-RS

DIA 19 DE NOVEMBRO - CTG BOCA DA SERRA
SANTO AMARO DA IMPERATRIZ-SC

DIA 03 DE DEZEMBRO - CLUBE FARRAPOS
PORTO ALEGRE-RS

DIA 06 DE DEZEMBRO - SOCIEDADE GAÚCHA LOMBA GRANDE
NOVO HAMBURGO-RS

DIA 10 DE DEZEMBRO - CTG CRUZEIRO DO SUL
GUAIBA-RS

DIA 11 DE DEZEMBRO - SALÃO SANTO HILÁRIO
GRAVATAÍ-RS

DIA 18 DE DEZEMBRO - CTG AODEIA DOS ANJOS 
GRAVATAÍ-RS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Do Rio Grande pra Goiás!


Através do meu amigo Oscar Soares, fui procurado pela dupla sertaneja Cleber e Adriano! Eles são gaúchos que cantam música sertaneja e estão vivendo em Goiás há muitos anos. 
O que é bom a gente tem que aplaudir e Cleber e Adriano cantam muito, portanto fiquei lisonjeado com o contato para que eu componha alguma canção pra eles. Aceitei e já mobilizei o Oscarzinho pra que me ajude nessa empreitada, visto que ele também gosta de uns "modão"! 
É o nosso trabalho sendo notado pelo Brasil Central e assim que é bonito.
Quem sabe amanhã ou depois, não estejamos ouvindo uma marca nossa com a cara do sertão, tocando em todo o Brasil?!
Viva a música brasileira e a comunhão de culturas!
Um forte abraaaaaço!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Baile em Encruzilhada!


Faça como o CTG Rodeio de Encruzilhada, leve Dionísio Costa e Grupo Trancaço para animar a sua festa gaúcha!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Morreu Chaloy Jara!


Morreu o mestre do bandoneon, Chaloy Jara! Quem sabe da sua importância pra arte da Sul América, neste momento lamenta tão grandiosa perda! Que o Patrão Maior receba em sua morada, o grande Chaloy!

domingo, 9 de outubro de 2011

Parabéns, meus amigos compositores!

Dia 07 de Outubro se comemora o Dia do Compositor, por isso estou parabenizando os meus amigos compositores, por tão abençoada lida!
Parabéns e obrigado pela parceria, Mário Nenê, Amaro Peres, Bonitinho, Rico Baschera, Rodrigo Morales, Oscar Soares, Velho Milongueiro, Tiago Machado, Chico Brasil, Kiko dos Serranos, Daniel Hack, Adilson Serra, Jorge Oliboni, Celso Oliveira, Lincon Ramos, Zezinho Furquim, Bugre Xúcro, Marcelo do Tchê, Kinho Noms, Moraezinho, Leonir, Wagner dos Reis, Paulista, Luiz Claudio, Glauber Duarte, Walther Morais, Joãozinho da Palmeira, Flávio Mattes, Sandro Amaral, Candiano, João Alberto Pretto, Edison Campagna, Madruga dos Mateadores, Gasparzinho, Volnei Gomes,

Leó Ribeiro,


Pedro Neves,


Gildinho,


João Luiz Corrêa,


Bruno Neher,


Luiz Carlos Lanfredi,


Albino Manique,


Che Zico 
e tantos outros parceiros que me dão a honra e a alegria de compartilhar ideias nas canções e poemas!
Um forte e sincero abraaaaaaço!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

domingo, 2 de outubro de 2011

A luz da alegria!


Um dos melhores amigos que tenho, se chama (artisticamente) Paulinho Mixaria e por causa dessa amizade já tive momentos muito especiais na minha vida!
Um desses momentos foi quando à convite do Paulinho, fui assistir o seu show no teatro da AMRIGS em 2010! Quase ao final do show, ele mostra um CD meu para o público e passa à fazer elogios ao meu trabalho. Além disso exalta publicamente a nossa amizade e pede pra que eu me levante e receba o aplauso de seus fãs! Foi um momento inesquecível, que me deixou extremamente emocionado!
O Paulinho além de ser um artista, no verdadeiro sentido da palavra, é um ser humano dotado de todas as virtudes, que deveriam estar presentes na vida de todos nós. Amigo sincero, um exemplo de pai, um marido amoroso e dedicado..e por aí se vai! Quem o conhece sabe do que estou falando e é por isso que eu e o Oscarzinho fizemos uma canção para homenageá-lo, visto que essa amizade é repartida com a mesma intensidade, entre nós três, o Paulinho, eu e o Oscarzinho!
O Paulinho ficou muito emocionado com essa homenagem sincera que o fizemos e nos emocionou também, ao nos convidar ( eu e o Oscarzinho e mais as cantoras Miriam e Marli, que também participaram da gravação da música), para gravarmos um clip com essa música, para fazer parte de seu próximo DVD! A gravação desse clip será na próxima segunda feira, no estúdio Oscar Gravações, que é do Oscarzinho.
A música se chama "A Luz da Alegria", que são versos meus, musicados pelo Oscarzinho. Ele também fez o arranjo  e cantou a parte solo da interpretação. Eu faço vocal pra ele no refrão e declamo um verso no final da música. A Miriam e a Marli fizeram um vocal de apoio que é de arrepiar!
Tem coisas que é difícil de explicar, porque são puro sentimento, então espero que depois que o DVD chegar, vocês apreciem o que fizemos com o coração pra este grande e especialíssimo amigo, chamado Paulinho Mixaria!

Retratos da Semana Farroupilha!

 Fotos por João Ávila - Porto Alegre

Bueno...tá difícil sobrar tempo pra manter o blog atualizado, mas estou tentando!
Eis aí dois "retratos" de Dionísio Costa e Grupo Trancaço na Semana Farroupilha 2011! A foto acima é da nossa apresentação no galpão da Rede Pampa de Comunicação, no Parque da Harmonia! O Locutor e músico Evandro Leboutt, nos recebeu com muita hospitalidade e encaminhou muito bem a nossa mensagem aos ouvintes da Rádio Liberdade, aos telespectadores da TV Pampa e ao público presente no galpão!
Foi tudo muito lindo!


Nessa outra foto, estamos na domingueira da Ronda de Cachoeirinha!
Era gente que não acabava mais e o resultado foi sensacional! O povo nos recebeu com muito carinho e depois cantou e dançou com a gente!
Obrigado Cachoeirinha, por fazer uma das melhores festas Farroupilhas!
E só pra lembrar, nesse dia, antes de nós subiu ao palco o meu amigo Joca Martins e incendiou a gauchada!