sábado, 22 de outubro de 2011

Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2011.


"O informativo à seguir, recebi da grande declamadora Liliana Cardoso, via email e divido com vocês."






Definidos vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira
Por: Lara Flores - MTB 11.890 / Solar dos Câmara 
Data: 19/10/2011  Hora: 12:08
Foto: Marcelo Bertani
 
Prêmio distingue artistas e veículos que enaltecem a cultura gaúcha
Prêmio distingue artistas e veículos que enaltecem a cultura gaúcha
A Mesa da Assembleia aprovou, nesta terça-feira (18), os vencedores do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, que abrange 19 categorias. São artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha. A distinção faz uma homenagem a Teixeirinha, além de valorizar a cultura do Rio Grande do Sul.
 
Os certificados e troféus serão entregues no dia 02 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone (Praça Marechal Deodoro, 101). Na mesma data, será lançado um livro contendo uma biografia resumida de Teixeirinha e as trajetórias dos vencedores. Os agraciados já podem entrar em contato com a Divisão de Prêmios para tratar da publicação, pelo telefone (51) 3210-1112.
 
Venceram o prêmio o cantor Pedro Neves, a cantora Juliana Spanevello, o declamador Omair Trindade, a declamadora Andréa Eloi, o trovador Gonçalves Calixto (Cabeleira), a trovadora Maria T. Carvalho (Tetê Carvalho), o compositor Mário Michelon, o instrumentista Doly Carlos da Costa, o arranjador Paulo Bracht, o pajador Adão Bernardes e o produtor musical Vinícius Lummertz. Pela capa do disco “Canto e Encanto Nativo – vol. 15”, foi agraciado o designer Petter Campagna. Pela divulgação de artistas gaúchos, foi destacado o Programa Lagoa das Tradições, do comunicador Argemiro T. Vieira, da Rádio Esmeralda de Vacaria. Também foram contemplados o grupo de show Quartchêto, o grupo de baile Eco do Minuano & Bonitinho, o grupo de dança União Gaúcha João Simões Lopes Neto, a bandinha típica alemã Happy Brass, o intérprete de música teuto-rio-grandense Mauro Roberto Harff e o conjunto de música ítalo-rio-grandense Grupo de Filó Felice Personne.
 
A comissão julgadora reuniu representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS - SICOM/RS; Associação Gaúcha dos Músicos Profissionais de Porto Alegre; Associação Gaúcha de Artistas Regionais; MTG; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS. O prêmio foi criado em agosto de 1997, por iniciativa do então deputado estadual Giovani Cherini.
 
Teixeirinha
Teixeirinha nasceu na cidade de Rolante, no interior do Rio Grande do Sul, em 03 de março de 1927, e faleceu em 04 de dezembro de 1985. Sua consagração artística veio em 1961, quando seu disco “Coração de Luto” vendeu mais de um milhão de cópias. Ele foi autor de cerca de 1.200 composições, das quais mais de 700 foram gravadas, e lançou 69 discos. Além de músico, ele foi ator e produtor de filmes.
LILIANA CARDOSO



"Exalto aqui a premiação ao grande cantor e compositor Pedro Neves, um grande amigo e parceiro de muitas canções! Não sei exatamente qual critério é usado para definir os vencedores desse prêmio, mas garanto que se existe alguém no Rio Grande do Sul, que mereça esse e tantos outros prêmios, é o Pedro Neves! Também não sei se é por coincidência, mas no CD cuja capa está acima, ele gravou uma canção com o nome de "Homenagem à Teixeirinha", que é de minha e sua autoria. Nesse CD, que é o penúltimo lançado por ele, tem seis canções com a nossa marca, inclusive essa que faz uma justa homenagem à Teixeirinha, que dá nome ao prêmio que ora o Pedro é agraciado! 
Teixeirinha é o grande ídolo do Pedro Neves e ele faz questão de falar isso de peito estufado!
Parabéns Pedro Neves e se puder estarei por lá para te aplaudir e te dar um forte abraaaaaço!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário