sábado, 10 de novembro de 2012

Quem manda no meu filho, sou eu! Será?!


Dionísio Costa, aos oito anos.
 
Quase todos nós temos saudade da infância, porque é uma fase da vida em que estamos descobrindo o mundo. Digo "quase" todos nós, por que quem teve uma infância sofrida, não deve ter saudade do sofrimento!
Eu posso dizer que tive, ao lado dos meus pais e dos meus irmãos, uma infância muito linda. Embora não tivéssemos uma vida de fartura, nunca nos faltou o pão sobre a mesa...e isso, na minha opinião, já é um baita "lucro", na vida de um ser humano. Não tivemos oportunidades de cursar alguma faculdade e nem de fazer carreiras bem sucedidas em alguma empresa gigante, mas tivemos uma ótima criação, considerando as condições em que fomos criados. 
Mas deixando o "saudosismo" de lado, quero dizer que fico "abismado" com o jeito que as crianças de hoje são criadas! No meu tempo de infância, era comum a gente ouvir os pais falarem: "Quem manda no meu filho, sou eu"...e eles (os pais) determinavam toda a vida dos filhos. Escolhiam a roupa, o corte de cabelo...enfim, o que podiam e o que não podiam fazer. Basicamente, os filhos obedeciam e respeitavam os pais, os mais velhos e os professores. Com esses "cuidados" a humanidade chegou até aqui.
Hoje, eu pergunto! À quem, as crianças de agora "devem" obediência? Pois eu digo, que devem odediência, muito mais a um modo de vida imposto pela "modernidade", do que aos pais, aos mais velhos e aos professores. Eles obedecem a propaganda da moda, os apresentadores de programas...e principalmente, a sua vontade. Pois é a propaganda que escolhe o que eles irão vestir e que corte de cabelo irão usar, os apresentadores de programas indicam como eles devem se comportar e por sua vontade, eles decidem o que irão comer, que música irão ouvir, que local irão frenquentar, que programa irão assistir...e assim por diante!
Os pais são simples "realizadores" das suas vontades, os velhos são tratados como "bobalhões' e os professores são tratados como bandidos, por filhos e pais.
Tambéms sou pai e tento fazer o que acho melhor para minhas filhas, mas confesso que é muito difícil manter uma "obediência", quando tudo o que nos rodeia, vai contra os bons ensinamentos! Quase todo mundo manda no teu filho, menos você! 
Pense nisso!
À quem teu filho deve obediência?
Até o próximo chasque...e um forte abraaaaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário