sábado, 29 de janeiro de 2011

Minha marca - "Pra campear namoro"!

Em 2008, eu fiz esta música com a finalidade de que ela fosse cantada por mim e pelo cantor Silvio Aragano, no CD que eu estava por gravar, para a gravadora ACIT. O que naturalmente aconteceu! Nesta época quase todos os integrantes do conjunto Os Serranos jogavam futebol de salão, todas as segundas feiras no Partenom Tênis Clube, onde jogamos até hoje. Num dessas segundas feiras, (antes da bola rolar para o espetáculo) o Daniel (gaiteiro de Os Serranos) me pediu que lhe mostrasse (à capela) alguma música que iria pro meu novo CD (de então) e eu de pronto abri a goela cantando "Pra campear namoro". O Kiko (cantor De Os Serranos) se aproximou e ouvindo o que eu cantava, me disse: "Mas bah! Essa música tem que ter a minha vóz". Logicamente me senti lisonjeado e na mesma hora lhe disse: " Só que tu não queira"!
Para minha alegria maior, essa música foi escolhida por eles (Os Serranos) para ser a música de trabalho e também para ser a primeira faixa do CD "Nação Serrana", que é o nome de uma música também da minha autoria em parceria com Daniel Hack, o mesmo gaiteiro citado acima. Além disso entraram neste CD, mais duas marcas com a nossa assinatura. "De pé no fundo" e "Louco por fandango", também de parceria com o Daniel!
"Pra campear namoro" tem como autor Dionísio Costa (que sou eu...é claro, esse é o meu blog) e é uma das músicas fandangueiras (das que eu fiz) que eu mais gosto! 

Opa! Voltei de novo!

Foto por João Ávila - Porto Alegre

A foto acima justifica a minha ausência por alguns dias! 
Fiquei três dias na fazenda do João Luiz Corrêa, em Palmares do Sul, trabalhando no repertório para o seu novo CD, como mostra o flagrante da foto. Ali aparecem João Luiz, Jorginho Pinalli (baixista do Grupo Campeirismo) e eu, ajeitando mais das marcas que estarão no CD novo. Não é preciso dizer que nesse momento da foto, a música que estávamos "falquejando", é bem engraçadinha. Dá pra ver pela nossa cara!
Vale dizer que esteve também por lá, o Juliano Borges (gaiteiro do Grupo Campeirismo) que nos deu uma mão nos arranjos de cordeona e também que eu estava acompanhado (como sempre....faaaaaca), do meu empresário João Ávila. Também tenho que dizer, que entre uma marca e outra que vinha se criando, teve futebol, piscina, churrasco de ovelha e muita (mas muita mesmo) risada. 
Só pelo que escreví aqui, já basta pra que todos saibam que o João Luiz Corrêa é um baita amigo e como tal é uma das pessoas mais hospitaleiras que eu conheço. É sobrinho do Gildinho e do Chiquito...não precisa dizer mais nada!
Para finalizar, garanto que será um  dos CDs mais importantes da carreira do "Bagual Corcoveador", que será composto somente por músicas inéditas. Também é claro que não preciso dizer, que eu estou estufado de orgulho e de alegria pelo convite e pela confiança que o João depositou em mim e na minha capacidade de compositor!
Tenho certeza que os fãs do João Luiz Corrêa vão ficar satisfeitos com o que nós criamos para ele! É só esperar e confiar!
Em tempo: Oscarzinho, que esteve hospitalizado, já está em casa e totalmente recuperado do "tropeço" que a má saúde lhe causou!
Até o próximo chasque e um forte abraaaaaaço!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Oscarzinho volta pra casa!

Foto por João Ávila - Porto Alegre

Acabei de falar com a Nice (esposa do Oscarzinho) e com próprio Oscarzinho! Para minha alegria e também de todos aqueles que o querem bem, ele já está em casa. Ou seja: Está totalmente recuperado da infecção que o colocou num leito de hospital.
Muito bom, saber e poder passar notícia boa. 
Saúde, muita saúde...é o que desejo ao meu grande amigo Oscarzinho! 

domingo, 23 de janeiro de 2011

É hoje o aniversário do Léo Ribeiro!

Foto: Blog do Léo Ribeiro.

É hoje o aniversário do meu amigo Léo Ribeiro de Souza!
Devido às correrias e a lida de fazer versos e cantigas, acabei antecipando (por minha conta) o aniversário do Léo Ribeiro, à quem peço desculpa pela falta de atenção. Bueno...errei no dia, mas não errei na intenção.
Para mostrar que não foi de causo pensado...fiz este verso e mandei pra ele!

ME ENROLEI NO CALENDÁRIO
NUM VISTAÇO MEIO AFOITO
E ANTECIPEI PRA DEZOITO
TEU SAGRADO ANIVERSÁRIO
MAS CONCERTO O NUMERÁRIO
O CERTO É O VINTE E TRÊS
E SE EU ACERTEI O MÊS
A VERGONHA NÃO ME MATA
POIS JÁ QUE EU ERREI NA DATA
TE FELICITO OUTRA VEZ

O Oscarzinho já está bem!

Foto por João Ávila - Porto Alegre

O grande mestre Oscar Soares (Oscarzinho), deu um baita "cagaço" em seus amigos e familiares. Esta semana ele foi hospitalizado com uma infecção abdominal, mas hoje (sábado 22/01/2011) estive lhe visitando no Hospital Conceição em Porto Alegre e constatei que ele já tá quase novo em folha! Acredito que lá por segunda feira, o Oscarzinho já esteja de volta em sua casa.
Estamos todos torcendo pela sua breve recuperação, afinal é uma preciosidade que precisa ser preservada de qualquer mal!
Até o próximo chasque e um forte abraaaaaaço!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Minha marca - "No Rastro de Um Tempo Bom"

Esta música faz parte do novo CD do cantor Pedro Neves e seus autores são Dionísio Costa (que sou eu) e Pedro Neves.
Já são mais de vinte canções que eu e o Pedro fizemos de parceria, sendo que ele gravou 15 delas. Sete estão nesse novo CD que se chama "A Vóz do Pago".
Eu criei os versos para essa música, no dia em que o Pedro me disse, que seus maiores ídolos no gauchísmo estavam todos mortos e eu achei por bem manifestar numa música essa declaração dele. Isso foi em 2010 e ele gostou demais dos versos e criou a melodia logo que recebeu a escrita. Gostei demais do resultado final de mais uma obra minha e do grande cantor passofundense. Espero que voces gostem também!
Um forte abraaaaaaço!

Momento especial!

Foto por João Ávila - Porto Alegre

No flagrante acima, eu e o Gildinho ajeitando a melodia de mais uma "marca" de nossa autoria. Foi lá em Erechim, na sua casa de pedra, a semana passada. O "Padrinho" é um anfitrião de primeira.
Que momento especial!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Que baita festa e por uma causa nobre!



Fotos por João Ávila - Porto Alegre

Terça feira, dia 18 de Janeiro de 2011, aconteceu na Sociedade Gaúcha Lomba Grande uma das mais lindas festas que eu já presenciei e participei! Primeiro, porque o evento foi em benefício do comunicador Vitor Hugo e seus familiares. O Vitor está passando por uma situação crítica, devido à um grave problema de saúde e o pessoal Lomba Grande junto com Os Serranos, Os Monarcas, Grupo Quero-Quero e João luiz Corrêa e Grupo Campeirísmo, resolveram ajudar com esta baita festa. Segundo, porque o povo lotou todas as dependências da Sociedade Gaúcha Lomba Grande, que tem dois galpões em anexo. E terceiro, porque tive a grata satisfação e alegria de ser convidado à cantar com Os Monarcas, João Luiz Corrêa e Os Serranos, como mostram as fotos do João Ávila, acima!
Poder contribuir com um evento nobre e por uma causa ainda mais nobre, já seria o bastante com minha presença, mas subir ao palco à convite destes verdadeiros ídolos da nossa música, é simplesmente divino!
E só para constar: Os Serranos gravaram quatro trabalhos meus no CD "Campeiro Feliz", que é o mais recente, Os Monarcas gravaram dois trabalhos e ainda cantei com eles um deles, para o novo CD que deve chegar em março e o João Luiz Corrêa me "escalou" para ajudar a fazer o repertório do próximo CD. Inclusive, a semana que vem, estarei em sua fazenda por dois dias, para tal tarefa. Lembrando que em seu recente DVD, ele gravou duas das nossas parcerias e ainda gravei um depoimento! 
Pode parecer que eu tô ficando "bôbo", mas não! Tô orgulhoso e cada vez mais convicto de que estou fazendo o que me foi determinado pela força divina!
Um forte abraaaaço e até o próximo chasque! 

Tem coisas que não tem preço!

Foto por Lisete Roth

O carinho de algumas pessoas marcam muito na minha carreira de cantor e compositor. Um exemplo me vem da minha fã e amiga Lisete Roth, que esteve ontem (18/10/2011) na Sociedade Gaúcha Lomba Grande e tirou esta foto para me mandar de presente hoje, com a seguinte mensagem: "Oi! Tomei a liberdade de mandar p/ vc uma lembrança de ontem. Que maravilha vê-lo cantar com o aniversariante! Da próxima vez vc tira uma foto conosco? Abraços!"
Respondi à esta mensagem lamentando porque a Lisete não me procurou para tirar uma foto comigo. E só para lembrar, o Gildinho dos Monarcas estava de aniversário ontem, conforme se referiu a Lisete na mensagem e além disso cantei com Os Serranos e também com o João Luiz Corrêa. Mas daqui a pouco eu falo com mais detalhes desta festa linda, que foi promovida para dar uma mão à família do comunicador Vitor Hugo da Rádio Liberdade, que está passando por um momento crítico de saúde!
Até daqui a pouco.... e um forte abraaaaaço!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aniversariantes!

Hoje, dia 18 de Janeiro de 2011, tem aniversariantes ilustres e grandes amigos que eu considero demais!
01-Gildinho, o grande gaiteiro e líder dos Monarcas!
02-Léo Ribeiro de Souza, que entre uma montoeira de formações acadêmicas, é um dos compositores e poetas que eu mais admiro!
03-Ernesto Fagundes, cantor, locutor e um herdeiro natural da cultura vivenciada pela grande família Fagundes!
04-Sergio Rech, músico e produtor musical de Caxias do Sul!
Para estes amigos, parabéns e muita felicidade em suas "lidas"!
Um forte e sincero abraaaaaaaço, indiada! E se colocarem um sebo na brasa, me convidem....hahahaha....

Demagogia!

Não é meu costume comentar, falar ou discutir sobre futebol, mas tem uma situação que me deixou indignado!
Todo mundo sabe da "novela "Ronaldinho Gaúcho" e todo mundo sabe que sou gremista, mas não é sobre isso que quero falar.
Nós elegemos políticos para que administrem o país, o estado e o município. Assim sendo esperamos que eles façam algo de importante para melhorar nossas vidas, mas as vezes (ou quase sempre) tem alguns que se aproveitam de um determinado fato, que só tem importância para mídia, para aparecerem numa total e descarada demagogia. É o caso de um Deputado Estadual, que se propôs a fazer um projeto de lei, tornando Assis Moreira "Persona non grata" no Rio Grande do Sul. Eu pergunto: Foi para isso que ele foi eleito? Qual a importância dessa "lei" para nossas vidas? É mais importante que o salário mínimo, enchentes no Rio, Copa do Mundo, Olimpíadas e tantas outras coisas? Não! Tenho certeza que não. 
Que desperdício de tempo, de dinheiro e principalmente de voto!
Outra coisa! Onde é que está escrito que uma pessoa é obrigada à trabalhar onde não quer? Se houve falsidade nas negociações, infelizmente isso também faz parte de uma negociação. A barganha, a esperteza, o blefe...tudo isso é negociação. É por isso que as vezes eu fico sem argumentos, quando alguém de outro estado brasileiro, questiona o nosso bairrismo exagerado!
Até o próximo chasque e um forte abraaaaaço!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Minha marca - "Vida de Gaúcho"

De hoje em diante vou começar a mostrar músicas que são da minha autoria e muitas delas de parceria com outros grandes autores. E junto com a postagem da música, vou contar como ela foi feita, em que ano foi gravada, por quem foi gravada, o nome dos autores etc..
"Vida de Gaúcho" (Autores: Dionísio Costa-Marcelo do Tchê-João Luiz Corrêa). Esta música foi o marco inicial para que eu acreditasse que realmente era um compositor. O Marcelo do Tchê ouviu algumas músicas minhas que eu gravei com o Grupo Chimarrão (conjunto do qual fui o cantor durante 13 anos e hoje infelizmente não está mais em evidência) e gostou do que ouviu. Para minha surpresa e satisfação, ele me pediu que fizesse os versos para uma nova canção que ele e o João Luiz Corrêa (à época no Tchê Barbaridade) tinham feito. Não foi minha primeira composição gravada, mas foi a primeira "encomenda". Achei que talvez não fosse satisfazer a expectativa dele (Marcelo), mas fui pro papel e a caneta (naquele tempo era assim) e me atraquei. Ainda um pouco desconfiado com o resultado da minha criação, fui à casa do Marcelo e mostrei pra ele. Ele ficou encantado com a letra e sentenciou: "Bicho! Tu tem que escrever letra de música e viver disso"! 
Isso aconteceu em 1998 e de lá pra cá a "sentença" do Marcelo se confirmou. É por isso que quando alguém me critica por também fazer música pra essa "gurizada", eu digo: "Foi o Tchê Barbaridade que me descobriu como compositor de fato e ainda é o "nome" que mais gravou trabalhos meus". Acho que já passam de 15 canções gravadas pelo Tchê Barbaridade e o pelo Marcelo do Tchê, que tem a minha assinatura. Além disso eu tenho o privilégio de tê-los como amigos, especialmente o Marcelo.
Só pra constar! Quando o Marcelo me sugeriu que o nome da música fosse "Vida de Gaúcho", eu falei pra ele que já tinha um chóte dos Bertussi com esse nome, mas ele insistiu porque gostava muito desse título.
Então tá aí, "Vida de Gaúcho"!
Vou trocar de música e contar a sua história semanalmente. Espero que voces gostem da idéia e assim conheçam um pouco mais da minha história e da minha lida e vida!
Até o próximo chasque e um forte abraaaaaaço! 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Opa...voltei!

Estive ausente por alguns dias, mas já tô de volta! A breve ausência foi por uma boa causa, pelo menos pra mim e pra quem gosta do meu trabalho.
Fui à Erechim, onde gravei a minha participação no novo CD dos Monarcas e tenho certeza que as pessoas que admiram Os Monarcas, ficarão satisfeitas com a "lambança" que fiz junto com eles. Também encontrei por lá o meu querido amigo Chiquito, que me encheu de presentes. Entre eles o novo CD do Bordoneio, que tem uma "marca" minha e do Oscarzinho e também o seu CD solo, tapado de cordeona bem no estilão do "Tio Chico"!
No rumo de volta à Porto Alegre, fui visitar o meu amigo e parceiro de composições e cantoria, Pedro Neves. O Pedro também me encheu de presentes. Ganhei do passofundense uma bombacha nova e junto o seu novo CD, no qual tem sete composições de nossa autoria. Aliás, este novo CD do Pedro Neves é uma grata surpresa, pois afirma de vez o grande intérprete, que melhor do que ninguém sabe exaltar o Rio Grande. Só pra se ter uma idéia...além das nossas parcerias, tem músicas com versos do Che Zico, Vaine Darde, Léo Ribeiro e João Alberto Pretto. Não precisa dizer mais nada, apenas que é bom uma barbaridade! Por falar nisso, estarei cantando (à convite do Pedro) no lançamento deste CD, dia 09 de Abril de 2011 no CTG Lalau Miranda, em Passo Fundo.
O Pedro Neves ainda me levou pra uma visita à Rádio Planalto, que toca diariamente as músicas do meu CD "Poeta e cantador".
É claro que fiz tudo isso acompanhado do João Ávila, que está "ombreando" comigo uma nova estrutura para a minha carreira a partir deste ano. Aguardem, vem muita coisa boa por aí!
Um forte abraaaaaço e até o próximo chasque!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Depois da festa...

Na vida da gente nem tudo é festa! Depois que o calendário começou a mostrar 2011, tenho tido alguns problemas no meu mundo sentimental. Muitos dirão, "isso é normal", "isso acontece" e blá, blá, blá....porém nesta época em que nós projetamos e imaginamos um novo recomeço, só com coisas boas ou quase isso, é muito frustrante, começar o ano tentando administrar uma rusga emocional.
Bueno! Não vou dar detalhes, até porque isso é coisa do Roberto Carlos, mas só entrei no assunto para justificar um pouco da minha ausência por aqui. Fazer o que? Eu digo: "Dar tempo ao tempo" e continuar na luta. Por falar nisso, nesta terça (11/01/2011) estou indo à Erechim para gravar a minha participação no novo CD dos Monarcas!
O "demais" a gente vai acertando...ou não!
Um forte abraaaaaaço e "temo" na lida!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

De volta pra lida!

Foto por João Ávila - Porto Alegre

Agora, chega de festa! É hora de voltar pra lida e dar continuidade nas tarefas que começamos em 2010, além daquelas que estão chegando junto com o novo ano.
Espero que todos os meus amigos e fãs tenham tido momentos de paz e alegria nos festejos de fim de ano e que comecem o ano novo com a esperança e a vontade de vencer renovadas. Até o mês de março (eu espero) deverá estar chegando meu novo CD e junto com ele a árdua (mas compensadora) empreitada de divulgação. Além dos trabalhos de composições nos quais já estou envolvido. 
Para 2011 estou lidando (nas composições) para João Luiz Corrêa, Os Monarcas, Nardel Silva e por aí se vai...
Temos alguns shows já tratados e se tudo der certo, teremos um número expressivo de apresentações até o fim desse ano, que recém tá começando.
Pra quem torce por mim, pra quem é meu amigo de fato e pra aqueles que tem um ideal parecido com o meu, eu digo que estaremos juntos neste e nos próximos anos, se depender da minha vontade!
Um forte abraaaaaaço e um baita 2011!